O e-Commerce, também conhecido como comércio eletrónico, é um modelo de negócio que responde às necessidades da atual era de consumidores digitais. Este fenómeno da Internet é frequentemente utilizado para referir-se à venda de produtos físicos online, mas também pode descrever qualquer tipo de transação comercial que seja realizada através online.
Nos últimos anos o e-Commerce tem atraído todos o tipo de público, que se rende à praticidade do modelo.
A mudança progressiva dos hábitos de consumo levou à necessidade de os negócios apostarem cada vez mais em estratégias como o e-Commerce, que geram resultados mais rápidos e lucrativos.
No entanto, começar um projeto de e-Commerce exige um planeamento profundo do modelo de negócio, baseado em algumas dicas chave para alcançar o sucesso pretendido. Continue a ler para entender melhor este modelo de negócios e o que, de facto, pode oferecer à sua empresa.
Antes de começar um projeto de e-Commerce
Analise a sua empresa
Antes do lançar uma loja online, é essencial ter um conhecimento profundo da marca, com base em análises sólidas e nos recursos disponíveis. Examine os processos financeiros, logísticos, de atendimento ao cliente ou os sistemas e ferramentas já existentes e disponíveis.
Estude a cultura organizacional da empresa
Esta é uma etapa fundamental antes do lançamento de uma loja online. Por exemplo, se a sua empresa tem um negócio B2C (business to consumer) e pretende entrar no mercado B2B (business-to-business), deverá adaptar-se, criando campanhas específicas para clientes B2B. Com esta mudança, as pressões dos clientes B2C e das equipas comerciais poderão surgir. No Entanto, se tiver isto em consideração, poderá preparar antecipadamente planos de contingência em caso de reclamações ou definir ações promocionais que não comprometam as estratégias do negócio B2C.
Antes de começar as vendas online, é essencial que conheça as oportunidades que existem neste modelo de negócio para a sua marca. Lembre-se que no mercado atual, a concorrência é o maior desafio para as empresas, especialmente no meio digital, que conta com uma audiência cada vez maior e com milhares de marcas em constante competição feroz.
Apesar dos diversos desafios em estabelecer um negócio online, é inegável que a presença das empresas no mundo digital estimula a visibilidade e notoriedade da marca, permitindo aumentar significativamente o seu alcance.
Os diferentes tipos de e-Commerce
Para além do conhecimento interno do negócio, é fundamental ter um conhecimento global das diversas opções de modelos de negócio para um e-Commerce. Estas opções refletem os objetivos da empresa e o tipo de cliente. Estes são alguns exemplos de modelos de negócio online:
B2C (Business to Consumer): É a principal modalidade de vendas online. As empresas vendem diretamente ao consumidor.
B2B (Business to Business): Este modelo realiza-se entre duas empresas.
C2C (Consumer to Consumer): Envolve transações entre consumidores, através de redes sociais, marketplaces, ou plataformas de compra e vendas especializadas.
C2B (Consumer to Business): É um modelo de negócios em que os consumidores criam valor e as empresas consomem esse valor. Por exemplo, quando um consumidor dá uma ideia útil para o desenvolvimento de novos produtos. Outra forma de C2B é os consumidores oferecerem produtos e serviços às empresas e as empresas pagarem aos consumidores. Exemplo: em blogs ou fóruns em que o autor fornece um link para um negócio online, facilitando assim a compra de um produto/serviço.
Os canais de venda e processos mais apropriados
A criação de uma loja online representa apenas uma das fases da criação de um projeto de e-Commerce. O projeto deve ter como base a definição de um modelo de negócio e dos canais de venda mais adequados.
Um dos maiores desafios é escolher entre uma estratégia de venda de canal único ou multichannel. Nesta fase, é importante saber onde se encontram os potenciais e que recursos estão disponíveis em determinados canais.
Exemplos de canais de venda:
- Loja online e loja física
- Loja online em exclusivo
- Marketplaces
- Venda por Catálogo
- Aluguer
- Subscrição
Os pontos mais relevantes a considerar
Cada projeto de e-commerce tem características e objetivos específicos, mas estes são os pontos mais relevantes, comuns à maioria dos negócios online:
Produto: Analise o mercado e os custos de produção;
Sistemas: Conheça os sistemas internos da sua empresa e avalie a possibilidade de integração;
Marketing Digital: Invista numa estratégia de atração, conversão e fidelização de clientes.
Logística: Defina a embalagem e outros componentes relativos à encomenda;
Plataforma de e-commerce: Escolha o melhor canal de vendas;
Serviço ao cliente: Disponibilize apoio e suporte ao cliente;
Métodos de pagamento: Ofereça diversas opções de pagamento.
Transporte: Escolha o melhor serviço de transporte;
As estratégias mais eficazes de comunicação e atração de clientes
Desde email marketing a redes sociais, existem diversas estratégias digitais e meios que facilitam a divulgação das marcas e a atração de potenciais clientes. Para tal, é essencial oferecer uma boa experiência, aumentar as vendas e criar relações de proximidade, tendo em consideração vários pontos-chave:
- Criar confiança através da imagem e comunicação da marca.
- Oferecer a melhor experiência possível.
- Antecipar as tendências dos consumidores.
- Disponibilizar suporte e apoio contínuo.
- Considerar o feedback dos clientes.