Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A
O Algarve tem agora uma gestão otimizada de resíduos urbanos.
30%
de redução das horas de trabalho em BackOffice
10%
de diminuição do preenchimento repetitivo
7%
menos contratempos com alterações de taxas e outras funcionalidades
30%
de redução das horas de trabalho em BackOffice
10%
de diminuição do preenchimento repetitivo
7%
menos contratempos com alterações de taxas e outras funcionalidades
Soluções Utilizadas
A ALGAR, responsável pela receção, valorização e tratamento dos resíduos urbanos do Algarve contou com os nossos serviços para assegurar a gestão eficaz de infraestruturas geograficamente dispersas. Os 451 mil habitantes que beneficiam dos seus serviços podem agora contar com uma gestão de resíduos mais sustentável e eficaz.
Desafio
- Infraestruturas geograficamente dispersas
- Dispor de um maior suporte ao BackOffice do fornecedor
- Encontrar um serviço que tivesse maior capacidade de resposta
A ALGAR optou por implementar um Sistema de Gestão de Resíduos que integra várias valências:
- a pesagem e o registo de entradas e saídas de resíduos/artigos nas instalações da ALGAR
- o registo e/ou pesagem das entradas e saídas nas instalações das viaturas internas
- o registo do fluxo de pessoas externas à empresa (entrada e saída)
“Um dos principais motivos que nos levaram a ponderar a aquisição de uma nova solução de proteção, foi a necessidade de encontrarmos um serviço que tivesse maior capacidade de resposta e que apresentasse solução para os problemas identificados, não descurando a importância da eficiência do sistema de proteção.”
Implementação
Foi solicitada a utilização de uma linguagem de programação atual (.NET), o que levou a um curto período de espera para o seu arranque. Mas, depois de iniciado o projeto, a análise exaustiva de todo o processo dos resíduos, a implementação e os ajustes decorreram dentro dos prazos e fases previstas. Os problemas foram sempre acompanhados por ambas as empresas que sempre estiveram em sintonia.
O Sistema de Gestão de Resíduos permitiu:
- Reduzir as horas de trabalho em BackOffice
- Evitar o uso de papel
- Usufruir do modo Offline e modular
- Trabalhar sem paragens desnecessárias
- Diminuir o preenchimento repetitivo para validação de dados
“A solução SIGER reduziu muitas horas de trabalho em BackOffice (30%), permitindo o enquadramento dos dados recolhidos no momento, documentos e relatórios personalizados.”
Resultados:
- Controlo operacional e cumprimento das exigências legais
- Aumento de produtividade e poupança de custos
- Adoção de um sistema integrado de gestão de resíduos, que satisfaz todos os requisitos específicos desta atividade